2 de agosto de 2010

Meio Ambiente



AJUDAR O MEIO AMBIENTE, EU?


Tá legal, o papo até que enche o saco e sempre alguém que começa uma falar sobre o assunto você sempre um dá jeitinho de se esquivar ?

Mas o objetivo desse post não é pregar o fanatismo, o exagero e o amor incondicional à natureza. Confesso que eu sou vidrada no assunto, mas sei também o quanto tem gente que não suporta ouvir falar, então sem chatices e blá - blá - blás eu vou mostrar algumas atitudes que eu comecei a reparar e inconscientemente ajudo o nosso meio ambiente.

Ninguém é perfeito, eu não sou o melhor exemplo a se seguir, mas não somos 100% vilões da natureza, eu garanto que se você parar e reparar pequenas coisas que você faz você irá perceber atitudes legais que contribuem com o planeta .


Vamos à minha lista ?

- copo descartável : no escritório procuro utilizar garrafinha de água, ou squeeze (é assim que escreve?), mas quando esqueço uso o copo descartável, mas apenas um, deixo-o na mesa para beber água até o fim do dia. Se eu bebo água umas 10 vezes imagina 10 copos indo pro lixo ?

- garrafa de água : eu já trabalhei com telemarketing e com isso peguei um hábito ótimo de carregar sempre meu squeeze, isso descarta o uso de copos . Sabe aquelas garrafinhas de água mineral que compramos na rua quando estamos com sede, quando esqueço meu squeeze sempre a reutilizo, enchendo -a de água novamente .

- papel : ainda no escritório, sempre acontece aquela zica de imprimir alguma coisa errada (eu sou desatenta as vezes), nunca jogo no lixo essas sulfites, sempre separo, corto e faço bloquinho de notas, ou separo para imprimir coisas não tão importantes. Acho que é a coisa mais 100% que faço, procuro reutilizar o máximo de papel que passa pela minha mão.

- cartucho de tintas : todo mundo sabe que remanufaturar cartucho sempre traz problemas posteriores para a impressora, onde trabalho os cartuchos são reutilizados sempre, mas em casa eu não o faço, sempre compro um novo, mas o que fazer com os cartuchos velhos? Eu dou para alguém que queira, ou dá para vendê-los para lojas que recarregam. Não é lá essas coisas, mas é melhor que jogar no lixo, ao menos ele será reutilizado por alguém.

- desligar aparelhos da tomada : sim eu faço isso quando não estou utilizando o aparelho, e pareço louca em casa desligando tudo. Você pode não saber mas, mesmo em Stand by os aparelhos consomem energia, desligá-los da tomada vai fazer bem para o meio ambiente e para seu bolso, fato. Coisas que eu desligo em casa sempre que não uso: televisão, rádio, dvd , computador, microondas e máquina de lavar roupas .

- óleo velho : eu não sei reutilizar, e não tem lugar próximo da minha casa que o recolha, mas alguns mas parentes meus fazem sabão, então agente junta e o óleo tem um destino melhor que o ralo .

- água : quando lavo roupa (ou melhor, a máquina lava kkk ) reuso a água para lavar o quintal.

- sacola de mercado : recentemente o mercado próximo à minha casa foi vendido , o novo mercado agora cobra pelas sacolas e disponibiliza caixas de papelão aos clientes. Em casa compramos uma sacola de pano e a utilizamos vez ou outra, ou quando compro pouca coisa coloco diretamente na minha bolsa, mas diversas vezes esquecemos e temos que comprar a sacolinha. Usamos essa sacolinha em casa para carregar outras coisas, agente sempre precisa de uma sacolinha plástica não é verdade? Dica : tenha sempre uma sacola em sua bolsa, principalmente em dias de chuva .

- separar lixo : coisa mais chata é separar recicláveis né? Eu não tenho paciência, se você tem parabéns, eu ainda tenho que desenvolver isso comigo mesma e com as pessoas lá de casa. Porém, grandes volumes, como caixas de papelão, garrafas pets , jornais e cadernos velhos , separamos, pois sempre passa alguém recolhendo para vender , isso legal e você tem não tanto trabalho.

- lixo na rua : não tem nada que me irrite mais do que andar na rua e ver lixo por aí. Odeio a prática de jogar lixo na rua e abomino quem não ensina isso às suas crianças. Sabe a dica da sacolinha na bolsa? Também serve nessas horas, para juntar seu lixinho e esvaziar quando chegar em casa, é o que faço e acho que é o que todos deveriam fazer.


O post ficou enorme né? Me empolguei ... Espero que meus gestos sirvam de exemplo e inspiração para alguma coisa, hahaha. Depois que fiz essa lista deu mais vontade de melhorar meus hábitos. Experimente e faça sua lista também, não mata, garanto!

Para finalizar vou deixar uma dica que eu acabei de receber . Que todo mundo usa o
Google você já sabe, mas o que você possa talvez não saber é que e existe um novo site de busca com um mesma qualidade e eficiência que o Google Search, é o ECO 4 PLANET http://www.eco4planet.com


Eu considero uma versão mais econômica e benéfica ao meio ambiente do google search, pois a cada 50 mil consultas uma árvore vai ser plantada, os números são divulgados na página inicial do portal. Outra coisa legal é que o fundo da tela é preto, isso descansa os olhos e economiza 20% da energia do seu monitor, legal né? Eu já visitei, dá uma espiada. Um pequeno gesto que vai fazer grande diferença.

Sites legais Sobre o assunto do post de Hoje :

http://ecopratico.com.br

http://www.ecologiaurbana.com.br

http://www.eco4planet.com

2 comentários:

  1. Eu super concordo com vc...
    Principalmente pq vc não falou como aquelas pessoas loucas,sabe?
    Sou estudante de engenharia florestal,e apesar de tudo,não sou louca!
    E prezo por pessoas como vc,que tem conhecimento do que fazer,mostra as pessoas mas não força!

    Bjoooo lindona.

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelyn, lembra de mim?
    Eu estive ausente do I Simply por algum tempo, mas agora já voltei a postar.
    Assim que der da uma passadinha lá.
    Estava morrendo de saudades do seu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou? Odiou? Comente aqui:


www.flickr.com
Itens de evelyncmo Vá para evelyncmo galeria