6 de agosto de 2010

BON JOVI


Você já deve estar sabendo que logo logo eles estarão aqui no Brasil né? Aproveitando o clima e o bafafá da mídia vou postar aqui um pouquinho da história dos bonitinhos da cena hard rock. Eu gosto da banda, mas não está na minha lista dos prediletos. Os looks dos anos 80 deles eram sensacionais curti horrores, é uma pena eu ter sido tão pequena naquele tempo uashuahusha. Acho style aqueles cabelões a lá leãozinho. Sem mais delongas, um breve resumo que encontrei sobre a banda no site Last Fm:

O líder e vocalista Jon Bon Jovi (John Francis Bongiovi) começou a tocar piano e guitarra aos 13 anos, aprendendo músicas de Elton John. Com a mesma idade, fundou sua primeira banda, chamada Raze. Aos 16 anos, conheceu David Bryan (David Bryan Rashbaum) no colégio (Sayreville War Memorial High School). Os dois fundaram uma banda de R&B cover chamada Atlantic City Expressway. Eles tocaram em clubes de New Jersey mesmo sendo menores de idade. Ainda na adolescência, tocou na banda Jon Bon Jovi and the Wild Ones.
Durante o verão de 1982, fora da escola e em empregos temporários — incluindo trabalho em uma loja de sapatos — finalmente conseguiu um emprego na PowerStation Studios”, uma gravadora de Manhattan, da qual o co-dono era seu primo Tony Bongiovi (que trabalhou com bandas como Aerosmith, Ramones e Talking Heads).Jon fez várias demonstrações de músicas (incluindo uma produzida por Billy Squier) e as enviou para muitas outras gravadoras, mas não obteve sucesso. Aos 19 anos, teve sua primeira experiência com gravação. A música gravada foi “R2-D2 We Wish You a Merry Christmas”, de Meco Monardo e Daniel Oriolo, em um disco de Natal de Star Wars, Christmas in the Stars, produzido por Tony Bongiovi. Em 1983, a rádio local WAPP 103.5FM “The Apple” fez um concurso, junto à St. John’s University, para eleger a melhor banda desconhecida. Tocou com músicos de estúdio em “Runaway” (que foi escrita em 1980). Depois de vencer o concurso, a música se tornou um sucesso imediato no verão de 1983. Os músicos de estúdio que ajudaram a gravar “Runaway” são conhecidos como “The All Star Review” e eles são Tim Pierce (guitarra), Roy Bittan (teclados), Frankie LaRocka (bateria) e Hugh McDonald (baixo).Agora precisava urgentemente de uma banda. Os futuros membros do grupo tinham se cruzado no passado, mas a formação atual não se juntou até março de 1983. Jon ligou para David Bryan, que chamou Alec John Such e Tico Torres. Uma série de guitarristas passaram (incluindo Dave “the Snake” Sabo, futuro membro do Skid Row), até que Richie Sambora se juntou. Such falou para Jon deixar Sambora mostrar o que podia fazer, e Jon adorou. Antes de entrar na banda, Sambora excursionou com Joe Cocker, tocou com um grupo chamado Mercy e também foi chamado para um teste para o Kiss. Ele também tocou no álbum Lessons com a banda Message, que foi lançado em CD pela Long Island Records em 1995. O Message originalmente assinara com a Swan Song (do Led Zeppelin), porém um álbum nunca foi lançado. Tico Torres também era um músico experiente até então. Ele gravou com Miles Davis e tocou ao vivo com The Marvelettes e Chuck Berry. David Bryan era um recruta natural. Ele saiu da banda que ele e Jon fundaram no colégio, e saiu do colégio para entrar na Juilliard School, a famosa escola de música.

Curiosidades que rolam pela net sobre a banda:

- Você sabia que o John já atuou em um filme com o Bruce Willis? Ele fez uma ponta no documentário "The Return of Bruno", que contava sobre um rock star e o Bruce Willis fazia o papel principal.
- Antes de um show a banda chegou a pedir no camarim 2 esfregões, 2 baldes, 2 vassouras, 2 rodos grandes, pra quê? Não sei!
- o John tem tendência caustrofóbica e odeia espaços confinados.
- Quando era pequeno Richie Sambora tentou tocar piano, saxofone e trompete. Nada disso deu certo. Só aos 14 anos ele decidiu comprar uma guitarra.
Formação atual (Por favor, me corrijam se eu estiver errada):
Jon Bon Jovi (voz), Richie Sambora (guitarra), Tico Torres (bateria), David Bryan (teclado), Hugh McDonald (baixo). O baixista Hugh McDonald grava com o grupo desde 1995, mas não é considerado um integrante oficial do Bon Jovi.



Fontes Pesquisadas:
http://pt.bonjovi.com
http://whiplash.net/bandas/bonjovi.html
http://bonjoviarchives.blogspot.com
 

2 comentários:

  1. Flor
    Bon Jovi é clássico neh,acho que não tenha uma pessoa que nunca tenha escutado ou curtido uma música deles,minha mãe era mega fã rsrsrs
    amiga tive que pegar a receita da sua torta de morango,vou me arriscar,parece super fácil e uma delícia!
    bjoks

    ResponderExcluir
  2. Evelyn, eu sumi messssssssssmo! Mas conforme eu vou tendo tempo, apareço pra dizer um oi!!! E adorei "cair" aqui no seu blog bem nesse posto do Bon Jovi! Tô sofrendo desde já por saber que não vou ir ao show dele esse ano em Sampa. Nem ao show do BOn Jovi, nem ao show do Rush - isso me mata ainda mais, quando é que Rush vai vir pro BR depois de 2010? Acho muito difícil....

    A minha favorita do Bon Jovi é Runaway e You give love a bad name. Ai... morro nos clipes da banda *old times, good times*

    Beijos, Evelyn!

    ResponderExcluir

Gostou? Odiou? Comente aqui:


www.flickr.com
Itens de evelyncmo Vá para evelyncmo galeria