15 de dezembro de 2010



DE VOLTA À FACULDADE

Olá pessoas. Hoje quero dividir com vocês uma notícia bem legal. Daqui a poucas horas estarei matriculada em minha segunda graduação. Isso mesmo, SEGUNDA.
Antes de explicar, quero dizer que tive um ano muito exaustivo apesar de estar apenas trabalhando.

No final do ano passado, nessa mesma época de Natal eu havia feito muitos planos para 2010 e conforme eles eu estaria agora terminando o terceiro ano de Administração. O fato é que muita coisa muda e foge do nosso controle e temos que escolher outras coisas. Enfim, muitas pessoas me perguntaram porque eu não me mariculei em uma pós graduação e a resposta sem dúvida foi NÃO ME SINTO PREPARADA.

Para quem não sabe me formei em Recursos Humanos e meu plano sempre foi trabalhar nessa área, então terminando esse curso ia me matricular em Administração, onde eu eliminaria muitas matérias e meu campo de trabalho seria maior, mas a terrível dúvida me assolou esse ano: "Será que eu quero mesmo fazer administração?".
Penei para descobrir o que eu realmente queria, coloquei na balança muitos fatores e com quase 24 anos decidi por um curso de 5 anos de duração, mas que espero que me dê muitas satisfações.

Para os vestibulandos de plantão que ainda não sabem o que vão fazer, coloquei aqui alguns itens que pesaram na hora de escolher o meu curso e a faculdade.

1. Procure de alguma forma entrar em contato com a área que você deseja trabalhar, pesquise, pergunte para colegas que fazem o curso que você deseja fazer, como é trabalhar nessa área e como está a empregabilidade.

2. Pensar SIM com o coração, não adianta só pensar no retorno financeiro, se você começar a fazer um curso que você não gosta, provavelmnete vai desistir no meio ou não vai fazer com êxito e será tempo perdido.

3. Localidade. Se a faculdade fica próximo ao seu trabalho ou a sua casa. Hoje em dia gastamos muito tempo nos locomovendo de um lugar para outro, principalmente quem mora em São Paulo, mora-se longe, trabalha-se longe, pega trânsito... Enfim isso afetará no seu ânimo na hora de ir pra facu pode ter certeza.

4. Pesquise a infra-estrutura e a imagem da faculdade no mercado de trabalho. Infelizmente o NOME da faculdade ainda pesa na hora de participar de entrevistas de emprego, mas vale lembrar, não é porque você está em uma faculdade não muito conhecida que você vai deixar de se esforçar, lembre-se de quem faz o aluno é o próprio aluno.

5. Faça uma lista com todos os prós e contras pese na balança o que é legal o que não é, o que tem a ver com você e o que você não gosta de jeito nenhum. Peça opiniões para amigos e parentes mas não se esqueça, na hora de fazer a difícil escolha a decisão será somente sua, sua vida está em jogo, você que passará horas e horas na sala de aula.


Para finalizar o post, digo à vocês, não é fácil escolher um curso superior e para mim essa segunda escolha foi a mais difícil por causa da minha idade, sei que nunca é tarde para começar alguma coisa, mas é sempre bom nos planejarmos o quanto mais cedo se começa, melhor.

O meu curso escolhido foi PSICOLOGIA e estou feliz com a escolha. Aliviada eu diria, não sei o porque, serão 5 longos anos, mas espero que sejam recompensadores. E para quem vai começar agora deixo uma dica:

SEMPRE HÁ A MATÉRIA CHATA E A MATÉRIA LEGAL MAS NEM POR ISSO VOCÊ VAI SE EMPENHAR SOMENTE NA QUE VOCÊ MAIS GOSTA. O CURSO É UM TODO, ASSIM COMO UM PROFISSIONAL É DIVIDIDO EM VÁRIAS PARTES QUE SE COMPLETAM. POR ISSO SEJA FIRME E NÃO DESISTA!


3 comentários:

  1. Oi amore, adorei a dica
    Fiz uma graduacao só, mas seria interessante fazer a segunda ....
    vou pensarrrr!

    mil beijinhos
    kammy

    ResponderExcluir
  2. é complicado msm... eu me formei em turismo, fiz curso de mkt e trabalho no mercado financeiro. Infelizmente a gnt não sabe do futuro, então temos que correr riscos, neh!?

    mas faça oq te dá prazer, sempre!

    beijosssss

    ResponderExcluir
  3. eu formei em mkt de moda e hj faço desing de moda
    não me arrependo

    ResponderExcluir

Gostou? Odiou? Comente aqui:


www.flickr.com
Itens de evelyncmo Vá para evelyncmo galeria