17 de fevereiro de 2013












TRABALHO EM GRUPO NA FACULDADE/ESCOLA

Olá pessoas, hoje vim falar de um assunto muito polêmico, conhecido por todos nós que já passamos por uma escola e agora penamos na faculdade. Trabalho em grupo. Ainda mais agora na volta às aulas, já conhecemos muito bem essa missa, então fiquemos atentos para não cometermos os mesmos pecados, sim?!

Não existe na face da Terra o grupo perfeito, e se você está em um, manifeste-se agora! Sempre há problemas de divergência de opinião, competição, falta de interesse por parte de um ou de outro, sem falar na pior parte, quando o trabalho simplesmente fica estagnado certo?

O que podemos fazer para que o grupo funcione e o objetivo final seja atingido, que é o que mais interessa? Não tem receita mágica, mas há sim algumas atitudes que podem ser tomadas que deve dar uma melhorada nessa engrenagem. E se não melhorar, pula fora e bora pra outro grupo, porque você está lá sim para fazer amizade e construir seu network, mas mais importante para aprender, e mais ainda para no final se formar e ser um profissional não é mesmo? Então vamos às dicas:

Divergências de opiniões: Ninguém é igual a ninguém, logo nenhuma opinião será igual a outra. A melhor saída é na hora de formar o grupo procurar pessoas que se pareçam com você, que você já tenha feito algo com elas. Na hora de decidir por alguma coisa no trabalho, deixar todos dizerem o que pensam e como acham que o mesmo deve ficar, com isso podem juntar idéias parecidas e verificar o que a maioria escolhe, o que cabe e vale a pena levar adiante.

Competição: Há sempre aquele que quer se destacar no grupo, e estou falando daquele “aparecido” e não daquele “líder nato”, um grupo sempre tem um líder, mesmo que não declarado. Há também aquela certa competição para mostrar quem é o melhor, quem tem as melhores idéias, quem é o mais inteligente e assim por diante. Não caia na pilha desses fulanos, mas também não é legal se fazer de porta certo? Tente se colocar no grupo tentando mostrar a todos que o foco é o resultado, no caso o trabalho que precisa ser terminado, e se há o “fodão” ali isso é ótimo pois cada um deve dar a sua contribuição, quem ganha é o conteúdo no final e vocês terão a melhor nota.

O pendurado: Esse é o maior problema de todos, os componentes que ficam pendurados nas suas costas e nada fazem. Não crie desavenças e nem intrigas no decorrer da confecção do trabalho, isso só irá piorar e fará perder mais tempo. Sempre chame a atenção do fulano falando sobre os encontros, o que falta a ser feito e pergunte o que ele pode fazer, demonstre que você está dando chances da pessoa ingressar no trabalho, se mesmo assim nada acontecer, não espere a contribuição do mesmo. Siga em frente com o restante do grupo e finalize o trabalho. Não delegue ao professor situações de grupo, ele raramente irá se meter, isso não é de sua alçada certo? Não inclua o nome do fulano no trabalho e mostre ao mesmo explicando o porque dessa atitude que foi tomada por todo o grupo e que ele teve várias chances de participar.

Trabalho estagnado: Quando ninguém tem nenhuma idéia e o trabalho fica estagnado? Procure inspirações e proponha muita pesquisa, tanto na internet quanto na biblioteca da faculdade com trabalhos ou Tccs, mas que sirva apenas de inspiração, nada de plágio.

Falta de encontros: Se o problema é a falta de tempo dos integrantes em marcar encontros ou distância, procure propor videoconferências, chats, troca de e-mail, telefone. Cada um pode ir confeccionando uma parte, então quando possível se encontrarem e chegar a um denominador comum para que o trabalho fique coerente e não um Frankstein com partes desiguais, certo?

Se mesmo assim o trabalho não andar pra frente você tem duas opções: se houver tempo trocar de grupo ou em último caso, se a data de entrega esteja muito próxima fazer o trabalho individualmente e entregar ao professor explicando a situação, mas mostrando que você manteve interesse e não quer prejudicar seu rendimento e sua nota é claro.

12 comentários:

  1. Bem complicado esse tema, na faculdade eu fazia grupo sempre com as minhas amigas mais próximas porque sabia que podia confiar nelas e se acontecesse algum conflito resolveriamos numa boa


    Fêfimfofum

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ♥.♥
    Foi sim <3

    Adorei o post! Realmente, trabalhos em grupo costumam dar dor de cabeça!

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Você pode comprar ela da Kat, no katherinekingdom.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Trabalhos em grupo são sempre motivos de algum desentendimentos..
    Ainda mais quando encontramos uns e outros que não tem interesse em fazer,
    estão apenas de paisagem, aTrabalhos em grupo são sempre motivos de algum desentendimentos..
    Ainda mais quando encontramos uns e outros que não tem interesse em fazer,
    estão apenas de paisagem, acho que é o mais comum..
    Gostei do texto!
    beijoscho que é o mais comum..
    Gostei do texto!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa é bem complicado viu... Eu estou no segundo periodo na facul e já tive alguns problemas com essa questão! Adorei o texto lindaa, bjss

    http://sonhossubentendidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nossa, como era complicado fazer trabalho sna faculdade... sempre tem um que nao faz nada, né!? haha

    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Isso acontece em todo canto, até mesmo no ambiente de trabalho.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Acho que é assim a vida toda, onde envolver mais de uma pessoal :/

    bjs
    ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  9. Conheço bem essa história rsrs
    Bacana tratar desse assunto... ficou super show o post
    bjãoo

    curte: http://www.facebook.com/fmbonita

    ResponderExcluir
  10. Tá aí uma coisa que realmente abomino...trabalhos em grupo são uma droga.
    Acho pior aguentar os escrotos que desejam aparecer do que os pendurados. Não há nada pior do que lidar com gente soberba que se acha demais.
    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that,
    amazing blog!

    my blog post; glazura szczecin

    ResponderExcluir

Gostou? Odiou? Comente aqui:


www.flickr.com
Itens de evelyncmo Vá para evelyncmo galeria