23 de outubro de 2010

Vamos Falar Sobre...


PROPAGANDA POLÍTICA

Tentarei ser breve nesse post e logo de cara o que quero mostrar nele não é o meu favoritismo por nenhum candidato, quero falar daquele “tempinho” na tv e no rádio que é dispensado aos candidatos para se promover e angariar seus votos. Queria ter terminado esse post bem antes do segundo turno, mas não deu tempo de parar e juntar todas as minhas idéias hahaha.

Pois bem, a maioria das pessoas desligam a tv ou o rádio na hora em que começa o horário político,(espero que vocês não façam isso com o blog hahaha) mas por que? Será que realmente as pessoas não se interessam pela política? Será que estão cansadas de escutarem tantas promessas? Ou simplesmente não tem tempo e não acham interessante perder seu tempo ouvindo os candidatos.

Li outro dia que o Ibope fez uma pesquisa sobre o assunto e o resultado foi que entre aqueles que “não gostam nada” e “não gostam muito” do horário eleitoral gratuito se encontram 76% dos brasileiros, e só 11% “gostam” ou “gostam muito.



Na minha opinião as pessoas perdem o interesse porque virou uma coisa bizarra em que não se pode acreditar no que se ouve e no que se vê. Digo não só das promessas mirabolantes, mas veja como foi um circo a propaganda de deputados, cada tipo estranho fazendo graça achando que eleição é carnaval, isso sem falar nos “artistas” que tentam tirar proveito de sua “fama” para conseguir uma cadeirinha.

Agora no segundo turno para a presidência vale tudo, ao invés dos dois candidatos usarem o seu tempo na tv mostrando suas propostas eles gastam esse tempo atacando um ao outro, é certo que boa parte do que é mostrado é verdade, mas fica uma coisa tão forçada, eu não gosto desses ataques, escolho o meu candidato pelo o que ele mostra ser e pelas suas propostas e não porque ele mostrou que o outro candidato é um mau caráter.


Esse espaço na mídia era para ser um meio de esclarecimento para o eleitor e não um ring de combate. Penso que esse formato de propaganda não é o ideal, sou a favor dos debates, bem mais esclarecedores, diretos é ali que dá para perceber cada candidato suas experiências e o que ele fala. Nesse formato seria melhor discutido os problemas da população e a busca de solução, mostrar o que realmente pode ser feito e não iludir o eleitor com promessas mirabolantes.
Espero que depois de ler esse pequeno desabafo pense sobre o assunto, e se você não gosta de propaganda política, dê uma chance aos debates antes de ir votar e se mesmo assim nenhum candidato te “conquistar”, lembre-se que existe o voto nulo na última das opções, que é uma forma de mostrar o seu descontentamento com os candidatos.




2 comentários:

  1. Ai, eu às vezes assisto, mas sabe porque eu também não gosto ? É tudo decorado, não tem emoção naquilo, não tem verdade. Chato por isso, decoreba, e a gente sabe que nem metade vai ser feito.

    bjao pra vc

    ResponderExcluir

Gostou? Odiou? Comente aqui:


www.flickr.com
Itens de evelyncmo Vá para evelyncmo galeria