29 de abril de 2010


PLÁGIO OU REFERÊNCIA MUSICAL?



Hoje não estou aqui para dar dica musical, mas para falar sobre plágio no mundo da música.

Recentemente vi em vários sites que o vocal (da minha idolatrada salve salve) Smashing Pumpkins Billy Corgan acusou a louca de pedra Courtney Love (eterna viúva de Kurt Cobain) de plágio em seu twitter... Saiu uma coisa mais ou menos assim: “Minhas canções são MINHAS canções. Se você não consegue compor suas próprias canções, pelo menos fique feliz de ter enganado alguém que fez o trabalho por você. Talvez você devesse morar em algum lugar legal com a grana de seu marido, no fundo você sabe que ele ganhou essa grana compondo canções maravilhosas”...
Seria cômico se não fosse tão trágico.


Mas não é só o egocêntrico Bily que já disparou na mídia por motivo de plágio, de acordo com a BBC, o cantor Eddy Grant já brigou com Blur Damon Albarn, criador da banda virtual Gorillaz, por causa de plágio. Grant alegou que o single Stylo é uma versão de uma música gravada por ele em 1977, intitulada Time Warp.





O mundo emo também teve suas picuinhas, a banda NX Zero foi acusada pela banda norte americana Taking Back Sunday em um chat na internet por ter plagiado a sua música “MakeDamnSure”, do disco “Louder now”, de 2006, em “Daqui pra frente”, do disco “Agora”, lançado em 2008 pela banda brasileira. “Eles tiram o refrão e cantaram a música em português com a mesma melodia”, diz o grupo norte-americano segundo o site G1 da globo.



Para finalizar, uma dose dupla... Coldplay foi acusado duas vezes, depois do guitarrista norte-americano Joe Satriani ter acusado o Coldplay de ter usado trechos da música “If I could fly” (2004) em “Viva la Vida”, do CD homônimo, chegou a vez de Cat Stevens acusar a banda britânica de plágio – pela mesma música.
O cantor folk Yusuf Islam disse em entrevista ao The Sun: “houve uma disputa para saber se o Coldplay estava roubando uma melodia do Joe Satriani, mas, se você for ouvir a música, vai perceber que na verdade, a melodia é minha, é a (canção) ‘Foreigner suite’”.
O advogado de Satriani disse que já esperava que o Coldplay afirmasse que as semelhanças entre as canções são mínimas e por isso insistiu no caso. Já o advogado de Chris Martin, afirmou que as semelhanças são mera coincidência.
















2 comentários:

  1. esse negocio de plaaagio, eh sempre mto complicado, so eles mesmo podem falar,,,
    aaah fico mto fleiz de voce estar voltando "pra nos" *-* pode contar sempre com a blogosfera!*-*

    ResponderExcluir
  2. Flor que bom q vc está de volta, fico feliz rsss

    ResponderExcluir

Gostou? Odiou? Comente aqui:

www.flickr.com
Itens de evelyncmo Vá para evelyncmo galeria