PLÁGIO OU REFERÊNCIA MUSICAL?
Hoje não estou aqui para dar dica musical, mas para falar sobre plágio no mundo da música.
Recentemente vi em vários sites que o vocal (da minha idolatrada salve salve) Smashing Pumpkins Billy Corgan acusou a louca de pedra Courtney Love (eterna viúva de Kurt Cobain) de plágio em seu twitter... Saiu uma coisa mais ou menos assim: “Minhas canções são MINHAS canções. Se você não consegue compor suas próprias canções, pelo menos fique feliz de ter enganado alguém que fez o trabalho por você. Talvez você devesse morar em algum lugar legal com a grana de seu marido, no fundo você sabe que ele ganhou essa grana compondo canções maravilhosas”...
Seria cômico se não fosse tão trágico.
Mas não é só o egocêntrico Bily que já disparou na mídia por motivo de plágio, de acordo com a BBC, o cantor Eddy Grant já brigou com Blur Damon Albarn, criador da banda virtual Gorillaz, por causa de plágio. Grant alegou que o single Stylo é uma versão de uma música gravada por ele em 1977, intitulada Time Warp.
O mundo emo também teve suas picuinhas, a banda NX Zero foi acusada pela banda norte americana Taking Back Sunday em um chat na internet por ter plagiado a sua música “MakeDamnSure”, do disco “Louder now”, de 2006, em “Daqui pra frente”, do disco “Agora”, lançado em 2008 pela banda brasileira. “Eles tiram o refrão e cantaram a música em português com a mesma melodia”, diz o grupo norte-americano segundo o site G1 da globo.
Para finalizar, uma dose dupla... Coldplay foi acusado duas vezes, depois do guitarrista norte-americano Joe Satriani ter acusado o Coldplay de ter usado trechos da música “If I could fly” (2004) em “Viva la Vida ”, do CD homônimo, chegou a vez de Cat Stevens acusar a banda britânica de plágio – pela mesma música.
O cantor folk Yusuf Islam disse em entrevista ao The Sun: “houve uma disputa para saber se o Coldplay estava roubando uma melodia do Joe Satriani, mas, se você for ouvir a música, vai perceber que na verdade, a melodia é minha, é a (canção) ‘Foreigner suite’”.
O advogado de Satriani disse que já esperava que o Coldplay afirmasse que as semelhanças entre as canções são mínimas e por isso insistiu no caso. Já o advogado de Chris Martin, afirmou que as semelhanças são mera coincidência.
esse negocio de plaaagio, eh sempre mto complicado, so eles mesmo podem falar,,,
ResponderExcluiraaah fico mto fleiz de voce estar voltando "pra nos" *-* pode contar sempre com a blogosfera!*-*
Flor que bom q vc está de volta, fico feliz rsss
ResponderExcluir